sexta-feira, 30 de maio de 2008

Donna Maria existem!


O concerto que ontem se realizou no Teatro da Trindade, marcou o regresso aos palcos dos Donna Maria e foi do meu ponto de vista, um sucesso!

Bilheteira esgotada e um público que pela sua participação, também fez parte do espectáculo.
Mas não são só os números que avaliam um sucesso. Penso também que a qualidade do espectáculo apresentado foi de bom nível e orgulho-me de todo o trabalho realizado e que se estende muito para além da hora e meia em palco. Os Donna Maria são ainda uma banda "pobre" em meios mas "rica" na capacidade de trabalho, convicção e teimosia que dá jeito nestas coisas...

Vários factores contrariavam o sucesso de ontem.
O facto de estarmos a dias do "Rock in Rio", o facto de existir um intervalo de 3 anos entre o 1º e o 2º disco, a banda não tocar ao vivo há 2 anos, somado ao facto de o novo trabalho "Música para ser humano" ter até agora "passado ao lado" de grande parte dos media.

Ignoram de uma forma incompreensível a simples existência tanto do disco como da banda. Mas uma banda que "possui" um público na quantidade e principalmente na qualidade que mais uma vez ontem fez questão de "gritar" a sua existência, não pode ser eternamente "esquecida" por uma parte significativa da comunicação social, em particular, a grande maioria das radios nacionais que teimam em não aceitar sequer a nossa existência.
Atrasam sem dúvida a nossa "caminhada" mas com toda a certeza não impedem a nossa "viagem".

A existência da música dos Donna Maria faz sentido para os próprios e para muita gente. Se um dia deixar de o fazer, seremos NÓS a desligar aparelhagem. Enquanto isso não acontece, continuaremos a fazer discos e a dar concertos porque os discos vendem-se (o 1º até foi Disco de Ouro) e os concertos têm público e uns, espante-se!.. até esgotam como o de ontem no Teatro da Trindade como os da apresentação do 1º disco no Santiago Alquimista, como tantos outros.

Perdoem-me a vaidade e o desabafo mas é que estou mesmo contentinho e tenho mesmo orgulho nos Donna Maria.
Principalmente quando olho para os anos de trabalho já acumulados ( e que também a mim me sai do pêlo) e lembro-me de uma frase de uma grande actriz brasileira que estava numa fase alta da sua carreira.

"Não existe sucesso individual, é sempre fruto de um trabalho de equipe."

Humildade desmedida? Não. Uma grande consciência da condição humana.

1 comentário:

Marco Ferreira disse...

Obviamente como fã assumido da vossa banda, só posso ficar contente pelo regresso aos concertos duma das bandas que mais gosto de ver actuar. Foi com grande pena que não pude estar presente.
Quanto aos media é o que temos, mas quem conhece gosta, e não prcisa que passe na rádio. Grande 2º álbum na minha opinião, que foi para mim a confirmação da coerência do projecto da banda.
Grande abraço a todos e, como pombalense, espero que estejam em Pombal em breve, já que não perco nenhum dos vossos projectos que por cá têm passado.